quarta-feira, 24 de março de 2010

A importância da comunicação empresarial nas organizações

Série: Só Para Quem Pode
Por Sintia Leite
“Não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados. Se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana da empresa”.
Alberto Ruggiero

Dentro de qualquer instituição empresarial é necessário que todos os empregados sintam-se parte fundamental para o desempenho das atividades pré-estabelecidas. No grupo de trabalho deve haver sempre uma integração social, para que todos sintam prazer e disposição de produzir. A comunicação empresarial é o elemento que contribui para essa integração; é através dela que acontece a troca de informações entre os funcionários, fazendo-os sentir parte dela.
Através da necessidade de tornar os funcionários integrados, informados e membro imprescindível na empresa, foi criada a comunicação empresarial. O nível da produção cresce consideravelmente. Mais importante que o incentivo econômico é a necessidade do reconhecimento e a motivação.
O psicólogo americano Abraham Maslow desenvolveu a Teoria da Motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas em uma “Hierarquia de Necessidades”. Primeiramente vêm as necessidades fisiológicas (respiração, comida, água, sexo, sono, homeostase, excreção); logo depois vem a segurança (do corpo, emprego, de recursos, moralidade, família, saúde e propriedade); em seguida o amor/relacionamento (amizade, família e a intimidade sexual; logo depois vem a estima (auto-estima, confiança, conquista, respeito dos outros e aos outros); e por fim vem a realização pessoal (moralidade, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceito, aceitação dos fatos).
A alta direção de qualquer organização precisa conhecer e acreditar no poder da comunicação empresarial, pois, é através dela, com uma boa relação com o público interno, de forma eficiente, que a empresa poderá transmitir a sua imagem ao seu público externo, pois são eles, os responsáveis por essa imagem. Todo e qualquer empregado é membro fundamental e importante dentro da empresa e devem ser tratados da mesma maneira.
* Sintia Leite é aluna do curso de Comunicação Social da Unef

Nenhum comentário:

Postar um comentário