sexta-feira, 21 de julho de 2017

"O suicídio e o papel preventivo da igreja"

Por Karen Bomilcar
O suicídio é uma questão importante de saúde pública. Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do problema no Brasil e no mundo, e discutir as formas de prevenção. A prevenção precisa começar nas famílias, nas escolas e também nas comunidades, como as igrejas.
Tamanho do problema
Segundo relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de Programas de Saúde Mental, cerca de 1 milhão de pessoas cometem suicídio por ano. Nas estatísticas de tentativas (suicídios não concretizados) este número sobe para entre 15 a 25 milhões por ano. Para cada pessoa que comete suicídio, cerca de seis a dez pessoas próximas sofrerão de adoecimento emocional decorrente desta situação. Atualmente é a segunda maior causa de morte entre jovens (15-29 anos), um alto índice também em idosos e grupos populacionais que incluem pessoas que foram vítimas de violência. Apesar de sua maior incidência ser em países de baixa renda e desigualdade social, vem apresentando crescimento em países desenvolvidos com o aumento de quadros depressivos e abuso de álcool/drogas. O Brasil é hoje o oitavo país do mundo em número de suicídios.
Tabu dentro e fora da igreja
O tema da morte é historicamente um tabu ao ser abordado e em muitas culturas é evitado a todo custo. Mas o custo do silêncio é alto. O tema da "morte voluntária", como no caso do suicídio, encontra ainda mais estigma e dificuldade de abordagem, por ser muitas vezes atribuído desordenadamente à temática da loucura, ou em círculos religiosos, ao pecado.
Se o tema do suicídio é tabu em muitos ambientes e culturas, imagine em comunidades cristãs! Muitas comunidades cultivam um discurso triunfalista que busca afastar qualquer vestígio de sofrimento e fragilidade, discurso que não condiz com o que realmente vivemos em nossa jornada de discipulado, intimidade com Deus e transformação contínua, tantas vezes permeada pela dor em um mundo caído. Outros tantos atribuem cruelmente as fragilidades à falta de fé, agravando ainda mais o quadro emocional.
O estigma, a vergonha, a impotência, a dificuldade em se compreender os fenômenos em saúde mental, as distorções teológicas que não abrem espaço para o diálogo. Como seres humanos, não estamos imunes aos sofrimentos psíquicos e angústias da alma. Leia sua Bíblia e encontrará uma diversidade de pessoas em sofrimento e questionamento, vivendo todas estas situações na companhia e amparo do Eterno.
Temos dificuldade em abordar questões emocionais, da subjetividade, que por tantas vezes nos parecem inacessíveis e inomináveis. Os sofrimentos de ordem psíquica mostram-se multifatoriais, sejam desequilíbrios químicos, aspectos biológicos, socioculturais e até mesmo "religiosos".
Como comunidade cristã, sofremos de maneira geral com a dificuldade de integração entre temas da saúde mental e espiritualidade cristã, tão necessária e urgente nos dias atuais. Precisamos incentivar o diálogo para auxiliar na prevenção desta questão do suicídio, por exemplo, bem como de tantas outras que assolam a saúde emocional. A depressão, a ansiedade, o burnout, os transtornos de personalidade, o suicídio, o trauma, a violência, entre outras questões, afetam pessoas de todas as nações, classes sociais e crenças.
Afetam líderes e liderados, pastores e ovelhas. Precisamos cuidar uns dos outros e de nossas lideranças, tantas vezes exauridas em seus ministérios e necessitando de atenção e tempo disponível para cuidar dos aspectos de sua saúde física, mental ,espiritual etc. Precisamos atuar tanto na prevenção quanto no cuidado com aqueles que já sofrem e os que são impactados pelas consequências desta realidade.
O papel da comunidadeO papel da comunidade no auxílio à prevenção é de singular importância nestes processos de adoecimento multifatoriais. Não podemos caminhar sozinhos em meio à dor. Quando a comunidade sai da postura da negação ("isso não acontece com discípulos de Jesus" - quantas vezes escuto isto...) e as pessoas se percebem humanas, frágeis, parte de um mundo caído e que necessita de restauração e ressurreição interior, aí sim, começamos a dialogar. Quando nos percebemos tão necessitados da Graça de Deus e tão dependentes Dele, buscando sentido para a vida e razão para a existência, nos aproximamos do sofrimento do próximo com uma escuta mais amorosa e misericordiosa. Quando nos tornamos conscientes acerca destas questões, a comunidade se torna um espaço potencial que pode promover cuidado e restauração. A construção de vínculos de apoio mútuo, o senso de pertencimento, o contexto para a busca de sentido da vida e o espaço frutífero para nutrir a esperança, desfrutando da intimidade de Deus e uns dos outros.
Precisamos da comunidade de amigos e irmãos que nos incentivem na vida devocional, nos integrem em serviço ao próximo. Comunidade que esteja atenta para discernir os sinais de adoecimento psíquico e fatores de risco. Que respeite as fragilidades, que caminhe na direção do outro com ação e oração. O primeiro passo é nossa abertura para ouvir sobre estes temas e falar abertamente sobre eles. Esta realidade está presente em todas as nossas comunidades.
É importante pontuar que precisamos reconhecer nossos limites. Deus age de diversas maneiras. Precisamos de abertura às parcerias e encaminhamentos, agregando todos os recursos que Deus nos doou e disponibilizou nas diferentes áreas de conhecimento e atuação, para que o cuidado seja integral. Somos seres bio-psico-sociais-espirituais e precisamos cuidar de todos estes aspectos que compõe o todo. Sejam líderes, membros da comunidade, psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, etc, todos contribuindo para que este cuidado seja mais amplo e eficaz.
Saiba mais sobre o Setembro Amarelo • Karen Bomilcar é psicóloga clínica hospitalar, mestre em Teologia e Estudos Interdisciplinares pelo Regent College (Canadá). Atualmente reside em São Paulo (SP) onde serve no discipulado e cuidado pastoral de pessoas de diversas comunidades cristãs.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Presença real do diabo no mundo

Como tem gente, inclusive cristã, que considera que o diabo não existe, a lembrança do filme "Advogado do Diabo" (Devil's Advocate), de Taylor Hackford, EUA, 1997, que apresenta uma das mais assustadoras representações do diabo, que é um dos personagens mais apresentados pelo cinema e outras manifestações artísticas - quase sempre com simpatia e tentadora presença. O filme confirma a presença real do diabo no mundo. Ele e seus demônios. 
Na trama, Kevin Lomax (Keanu Reeves) é um jovem e promissor advogado do interior da Flórida e que quer alcançar os degraus da fama e da fortuna. Ele é seduzido por uma proposta de um grande escritório de advocacia de Nova York - "terra do demônio". Seu patrão é John Milton (Al Pacino, Foto: IMDb), o diabo em pessoa, que não esconde a alegria de ter comprado mais uma alma, para tentar ganhar uma batalha contra Deus.
No início, ele faz da vida do jovem um verdadeiro paraíso na terra. Depois, vem a cobrança da conta pelo sucesso, começando por destruir seu casamento com a bela Mary Ann (Charlize Theron) e colocando Kevin numa dúvida, num dilema sobre sua carreira.
"Eu sou o dono do século XX", diz o diabo em discurso que blasfema contra Deus, chamando Ele de "babaca", afirmando que o Senhor fez o homem e o entregou à própria sorte. O diabo se considera mais compreensivo e menos repressivo que Deus, pois humanista, amante dos instintos e das imperfeições humanas.
No filme, o diabo afirma que "o papa e os adoradores de serpentes são a mesma coisa". Uma escultura da Catedral de Washington tem uma réplica no gabinete do diabo, com as figuras ficando vivas em atos de perversão sexual e de possessão demoníaca.
"Advogado do Diabo" trata principalmente sobre livre arbítrio - desde o princípio, depois que Adão e Eva optaram por comer do fruto proibido e desobedeceram a Deus, que Ele ofereceu ao homem a capacidade de decidir seus próprios caminhos -, também sobre o bem e o mal e sobre vaidade, que é o pecado que o diabo mais gosta que os homens cometa.
Com embalagem de thriller psicológico, o filme também pode ser visto como uma modernização de "Fausto", obra do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), sobre um homem que vende a alma ao diabo para obter sucesso.

No mais, fora do filme, a expressão "advogado do diabo" designa a pessoa que defende pontos de vista com os quais ela não concorda necessariamente, em geral para apresentar um argumento contrário aos demais e testar as opiniões divergentes.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Frutos do bazar

Três mesas (Foto) para as atividades do Aprisco adquiridas com os recursos do bazar realizado aos domingos pela manhã.
"Glória a Deus pelos irmãos que doam e que têm ido fazer esse bazar! Precisamos de voluntários", agradece e conclama o pastor Alex Cosmo.

Com o propósito de ajudar

Nesta quarta-feira, dia 19, das 9h30 até 12 e de 13h45 até 16 horas, #DesfileSolidario, realizado pelo Bendito Bazar Traga um look para doar - não precisa ser doado um look completo, você pode doar um vestido, calça, saia, blusa, casaco... tudo será bem-vindo -, seja maquiada e produzida por nós e desfile seu look doado ao #BenditoBazar. 
Esta ação tem por intuito arrecadar doações, principalmente para o inverno e também conhecer e dar visibilidade aos colaboradores do  #BenditoBazar.
Será um dia de solidariedade com música, fotos e muitas pessoas juntas no mesmo propósito: #AJUDAR 

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Trailer do filme "Em Defesa de Cristo"


Assista ao trailer
Após lançar os sucessos "Você Acredita?" e "Deus Não Está Morto 2" com mais de meio milhão de espectadores no Brasil, a distribuidora California Filmes em parceria com a 360WayUp anunciam o lançamento do drama "Em Defesa de Cristo" (The Case For Christ) nos cinemas do Brasil, a partir do dia 27 de julho.
Baseado no livro best-seller homônimo, a produção conta a história de Lee Strobel, um jornalista conservador e linha dura que acaba de ganhar uma promoção no jornal em que trabalha. Ateu convicto, Lee vê se casamento desandar por causa da recente conversão de sua esposa Leslie à fé crista. Com isso, ele começará uma jornada para rebater os argumentos do Cristianismo para poder salvar seu relacionamento, levantando fatos que podem mudar tudo que acredita ser verdade.
Dirigido por Jon Gunn, mesmo diretor do filme "Você Acredita?". O longa, da produtora Pure Flix, apresenta no elenco os nomes de Mike Vogel (Foto: Divulgação), Erika Christensen, Faye Dunaway, Robert Forster e Frankie Faison.

No Conselho de Pessoas Com Deficiência

Entre os dez novos titulares do Conselho Municipal de Pessoas Com Deficiência de Feira de Santana empossados na sexta-feira, dia 14, a presença da irmã Mônica dos Santos Silva Moreira (no centro, na foto), como representante das entidades religiosas. O mandato é de dois anos, permitida uma única recondução.
Presentes no ato, o secretário de Desenvolvimento Social Ildes Ferreira e o vereador Roberto Tourinho, representando a Câmara Municipal. A solenidade ocorreu na Secretaria de Educação.

Os 10 membros titulares e respectivos suplentes do Conselho foram nomeados através de Decreto Normativo 10.286, assinado pelo prefeito José Ronaldo.
No culto do Aprisco, na noite de domingo, 16, o pastor Alex Cosmo fez oração por Mônica e pelo Conselho. Ela se pronunciou sobre sua participação no órgão.

Deus não decepciona



"O primeiro 'deus está morto' da história não foi de Nietzche, foi de Arão. O deus que morre é sempre aquele homem ou ídolo que aprendemos a nos relacionar, colocando no lugar do verdadeiro Deus. Quando matamos o deus que criamos nos apressamos a criar substitutos. Deus nunca morre. Arão errou quando achou que seu deus, Moisés, tinha morrido no monte."
A reflexão é de Gerson Júnior sobre a mensagem da noite de domingo, 16, no Aprisco, dada pelo pastor Eduardo Bergstein, conhecido como Tio Du, a partir de Êxodo 32: 1 a 14, quando questionou sobre a posição de cada qual diante de Deus, qual a intimidade de cada um para com o Senhor. Para ele, Deus não decepciona.
Na introdução, tratou sobre a tecnologia do mundo atual. Tecnologia para o bem e também para o mal, útil e detestável, considerando que "Deus não se impacta com a era tecnológica".



sexta-feira, 14 de julho de 2017

Samoa torna-se oficialmente um Estado Cristão

O Parlamento de Samoa aprovou, no início de junho de 2017, lei que altera a Constituição convertendo o país de Estado secular a Estado cristão. Dos 49 representantes do Parlamento, 43 votaram a favor.
A Constituição samoana já fazia referência ao Cristianismo na capa e no preâmbulo, declarando que "Samoa é fundada em Deus", e afirmando que a conduta do governo samoano deveria estar "dentro dos limites prescritos pelos mandamentos de Deus". Essas expressões, porém, poderiam ser aplicadas a outros grupos religiosos.
Com a mudança, o texto constitucional passa a dizer: "Samoa é uma nação cristã, fundada em Deus Pai, Filho e Espírito Santo", conferindo uma concepção especificamente cristã de Deus, sem margem para interpretação de outros grupos religiosos, dando muito mais segurança jurídica e potencial para ser usada em processos legais.
Segundo o governo, esta mudança é uma maneira de afastar guerras religiosas que invadiram outros países, principalmente no Oriente Médio e na África, deixando claro que a fé cristã é parte integrante de sua lei.
Outra motivação para alteração é evitar que pressões externas introduzam mudanças nos hábitos da sociedade local, como a pressão para a aprovação de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
Segundo o último censo, 98% dos samoanos afirmam ser cristãos. As maiores denominações são Igreja Cristã Evangélica Congregacional de Samoa, Igreja Católica Romana, Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, Assembléia de Deus e Igreja Metodista.

terça-feira, 11 de julho de 2017

Good Vibe com Cristiano Junnior


Novidade bancária



A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou uma novidade que afetará a vida de milhões de brasileiros. Desde segunda-feira,, 10 de julho, começaram a valer as novas regras para pagamentos bancários: boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco e por qualquer canal disponibilizado pela instituição financeira.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Sábado é dia de Lorena Chaves

A cantora e compositora mineira Lorena Chaves está de volta a Feira de Santana, com o show "Em Cada Canto". Neste sábado, 15, ela comete apresentação, às 20 horas, no Teatro Ângela Oliveira, Centro Cultural Maestro Miro.
Em 9 de maio de 2015, há pouco mais de dois anos, a última vez que esteve aqui, quando lotou o espaço do Aprisco. Então, cerca de 400 pessoas adquiriram ingresso. Anes, ela já havia feito outra apresentação nesta cidade.
Lorena Chaves desfiou repertório de canções que mesclam MPB e folk. São músicas que falam de amor, esperança e que refletem sobre o comportamento humano.
A cantora domina o palco e brinca e se diverte com o público, que canta junto quase todas as músicas.
Talentosa cantora e compositora, ela é um expoente da nova geração da música pop mineira.
Com pouco tempo de estrada, ela se tornou mais conhecida do público no programa "Ídolos", da Rede Record.
Em 2008, a cantora foi convidada a compor e cantar na trilha sonora da telenovela "Paraíso", da Rede Globo, porém, sua canção "Nossa História" ficou para "Escrito nas Estrelas"
Em 2013, lançou pela gravadora Som Livre o seu álbum de estreia, com 12 canções que mesclam MPB e folk. Em seu lançamento digital no iTunes, chegou a figurar o quinto lugar dentre os mais vendidos no ranking nacional. O lançamento ocorreu no Teatro Bradesco e teve seus ingressos esgotados, lotando a capacidade da casa.
Em 2013 também participou da primeira Virada Cultural de Belo Horizonte como uma das principais atrações no Palco da Praça Sete. O repertório da cantora costuma ser autoral, com músicas que falam de esperança, amor e reflexões sobre o cotidiano e o comportamento humano, como nas faixas "Memórias de um Narciso" e "Admirado Lamentável Cidadão".
Em dezembro de 2013, Lorena foi convidada a compor uma Jam Session no Festival Som Livre Mulheres juntamente com Ana Canãs, Thais Gulin e Jesuton no Sesc Palladium em Belo Horizonte.
Lorena já dividiu o palco com cantores como Preta Gil, Paula Lima, Thiago Martins e Raoni Carneiro. Sua turnê já passou por várias cidades do Brasil como Teresina, Vitoria da Conquista, Maringá, Fortaleza, Macaé, Brasília, Goiânia entre outras cidades.
Promoção compre 1 leve 2
Pague R$ 60,00 e leve dois ingressos sem carteira de estudante. Promoção válida nos balcões de ingressos e no dia do show no local
Doe um quilo de alimento (no dia) e pague meia (R$ 30,00).
Para quem não é estudante e quer pagar meia fique por dentro da promoção do ingresso solidário: você compra um ingresso no valor de meia e leva um quilo de alimento no dia e entra como estudante. Não perca a
oportunidade.Pontos de venda: Central Mix, Boulevard Shopping, Galeria Maria Luiza e Mercado de Arte PopularVendas Online: https://www.sympla.com.br/lorena-chaves---em-cada-canto__14

Review de um domingo maravilhoso

Pela manhã, na Escola Bíblica Dominical, o pastor Alex seguiu no estudo de Colossenses e começou o capítulo 2: 1-5, falando sobre como evitar engano espiritual. Estudo este que foi enviado pela lista de transmissão do Whats App. Quem não recebeu pode falar com o pastor que ele envia, pois no domingo que vem continuará neste mesmo tema.
Ainda ocorreram momentos de gratidão a Deus pelo aniversário de 69 anos de Dimas Oliveira e o de Ticiane Souza também, mas sem comentar a idade, não é?
O fechamento do culto da manhã ficou por conta da apresentação da pequena Valentina, filha de Rafaela e Paulo. Dupla nacionalidade, dupla apresentação, onde se contou com a presença de vários familiares.
À noite, a Palavra com o pastor Alan em Atos 1, com ele falando sobre buscar em primeiro lugar o Reino de Deus. Contou com participação musical de Gabriel, filho do pastor Alan, e de Géssica, sobrinha de Cleide Lima na bateria.

Momento de comunhão em chá


Ação do Bendito Bazar

"Olá pessoal! Estamos com um evento muito lindo no dia 19 deste mês, a partir das 9h30 até 12 e de 13h45 até 16 horas.
Será nosso 
#DesfileSolidario. Traga um look para doar - não precisa ser doado um look completo, você pode doar um vestido, calça, saia, blusa, casaco... tudo será bem-vindo -, seja maquiada e produzida por nós e desfile seu look doado ao #BenditoBazar", convida Yasmine Alves Lima.
Esta ação tem por intuito arrecadar doações, principalmente para o inverno e também conhecer e dar visibilidade aos colaboradores do  #BenditoBazar.
Será um dia de solidariedade com música, fotos e muitas pessoas juntas no mesmo propósito: #AJUDAR 

sábado, 8 de julho de 2017

Neste sábado


Workshop de Animação

Workshop de Animação será realizado entre 4 e 6 de agosto, no Aprisco. Trata-se  do "Introdução ao After Effects" com Vinny Almeida. Conhecimento em Photoshop é pré-requisito para os interessados, que devem ter notebook com o After Effects instalado. São 16 horas e as vagas são limitadas. Na sexta-feira, das 18 às 22 horas; no sábado, das 8 às 17 horas, e no domingo, das 8 às 12 horas. Parte da arrecadação com a inscrição será revertida para o Aprisco e membros da Igreja têm desconto na inscrição.
Informações: contato@vinnyalmeida.com


quinta-feira, 6 de julho de 2017

Underground - Curso de Missões Urbanas



Underground - Curso de Missões Urbanas continua com inscrição aberta no Seminário Teológico Batista Independente do Nordeste. Tem apoio da Aprisco Church e da Missão Unidade da Fé. "Esse Chamado É Pra Você", é o apelo. Participe. Início no dia 28 de julho. Contato pelo telefone (75) 3223-2120.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

AcampKids 2017



O AcampKids 2017 será efetivado nos dias 15 a 17 de setembro. 
ndique uma criança ou adote uma criança. 
"Será um grande investimento na vida de uma criança" é o apelo.
Procure Patricia Brito para adquirir o carnê. Telefones para contato 98842-3342 e 99185-5000.

Alfabetização para Terceira Idade



A Fundação Aprisco mantém curso de Alfabetização para Terceira Idade. As monitoras preparam para a volta às aulas neste segundo semestre, com início na próxima terça-feira, dia 11. A coordenação é de Karol Cosmo.

Arquivos da Aprisco Church

Na lista de Blogs e Sites contida neste Blog, o link para Aprisco Church, onde o visitante encontra inúmeros arquivos de vídeos e áudios de pregações. 

Folheto


Santini & Trio indicada ao Prêmio Caymmi de Música

Santini & Trio - formada por Rony Santini, Anderson Silva, Flaviano Gallo e Rogerinho Ferrer - foi indicada na categoria Show Banda ao Prêmio Caymmi de Música - Segunda Edição. Já Flaviano Gallo, baterista da Santini & Trio, foi indicado na categoria Show Instrumentista.
O anúncio foi feito na tarde de terça-feira, 4, por Elaine Hazin, diretora geral do evento. A premiação ocorrerá no dia 11 de agosto, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.  
Recentemente, a banda fez apresentações aos sábados na praça de alimentação Olney São Paulo do Boulevard Shopping.

terça-feira, 4 de julho de 2017

Jesus no Cinema



Assista
Apresentação de estudo sobre Religião x Cinema feita por Dimas Oliveira durante culto noturno no Aprisco, em 17 de janeiro de 2016.
Imagens e Edição: Arivaldo Publio

Na noite desta terça-feira


Entendendo o Islamismo e suas diferenças do Cristianismo


Assista
Entendendo o Islamismo e suas diferenças do Cristianismo
Pelo reverendo Augustus Nicodemus

Campanha do agasalho

Você se encontra em casa?
Quentinho?
Confortável?
Alimentado?
Então vamos juntos ajudar aqueles que estão nesse momento no frio das ruas em Feira de Santana
Traga ao nosso Bendito Bazar ou na Igreja Aprisco sua doação.
Agasalhos, lençóis, meias 
Vamos doar calor humano!

Neste sábado


No dia 15 de julho

PROMOÇÃO COMPRE 1 LEVE 2
Pague R$ 60,00 e leve dois ingressos sem carteira de estudante! Promoção válida nos balcões de ingressos e no dia no local
DOE 1 KG DE ALIMENTO (NO DIA) E PAGUE MEIA R$ 30,00
PARA VOCÊ QUE NÃO É ESTUDANTE E QUER PAGAR MEIA FIQUE POR DENTRO DA PROMOÇÃO DO INGRESSO SOLIDÁRIO, VOCÊ COMPRA UM INGRESSO NO VALOR DE MEIA E LEVA 1 KG DE ALIMENTO NO DIA E ENTRA COMO ESTUDANTE! NÃO PERCA A OPORTUNIDADE!
2° LOTE
Inteira: R$ 60,00
Meia: R$ 30,00
Pontos de Venda CentralMix
Boulevard Shopping
Galeria Maria Luiza
Mercado de Arte Popular
Vendas Online: https://www.sympla.com.br/lorena-chaves---em-cada-canto__14

Em 26 de agosto


Segundo semestre com sete feriados


Dia da Cidade, 18 de setembro, é ponto facultativo
O segundo semestre começa com feriado. O 2 de Julho cai neste domingo. Trata-se de feriado estadual pela Independência da Bahia, através da Lei nº 9.093 de 12 de setembro de 1995.
No dia 26 deste primeiro mês do meio do ano, uma quarta-feira, dia de Senhora Santana, padroeira do lugar, feriado municipal, o quarto e último do ano, nessa classificação.
Em 7 de setembro, uma quinta-feira, é o Dia da Pátria, quando de comemora a Independência do Brasil. O feriado é nacional, pela Lei nº 662, de 6 de abril de 1949.
Outro feriado nacional, pela Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, é 12 de outubro, que também cai numa quinta-feira, dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, quando também se comemora o Dia das Crianças.
Em novembro, mais dois feriados classificados como nacionais: Dia de Finados, em 2, uma quinta-feira, Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002; e Proclamação da República, dia 15, uma quarta-feira, pela Lei nº 662, de 6 de abril de 1949.
Finalmente, o feriado nacional de Natal, em 25 de dezembro, que cai numa segunda-feira neste ano.
Os dias 30 e 31 de dezembro não são considerados úteis para o sistema financeiro: as agências bancárias não funcionam nestes dias. 
Ainda existe o ponto facultativo, data em que os poderes executivos, nacional, estadual ou municipal decidem liberar total ou parcialmente do trabalho os servidores públicos respectivos. Eles não trazem qualquer vinculação ou obrigação para os estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. Um exemplo é o Dia da Cidade, que desde 2001 é comemorado em 18 de setembro, que cai numa segunda-feira neste ano.